Ciência e tecnologia pautam visita de Dilma aos EUA

A presidente Dilma Rousseff dará ênfase aos acordos de ciência, tecnologia e inovação em sua visita aos Estados Unidos, em 9 de abril, na qual será recebida pelo colega, Barack Obama, disse ontem (03) o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

"A agenda em Washington está muito marcada por essa discussão de ciência, tecnologia e inovação, as possibilidades de alianças e aprofundamento" das já existentes, declarou o titular da pasta em declarações a correspondentes estrangeiros.

O governo Dilma espera fortalecer especialmente seu programa "Ciência sem Fronteiras", através do qual prevê conceder, até 2015, cem mil bolsas a estudantes brasileiros nas melhores universidades de Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Itália, Bélgica, Coreia do Sul, entre outros.

Dilma se reunirá em 9 de abril com Obama na Casa Branca, após a visita que o presidente americano fez ao Brasil, pouco mais de um ano atrás.

A presidente também tem prevista uma palestra na Universidade de Harvard, em Boston, reunir-se com cientistas brasileiros de alto nível nos Estados Unidos e visitar o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês).

"Temos um grande interesse em aprofundar as relações em termos de investimentos (americanos) no Brasil", disse Mercadante.

Os dois presidentes abordarão temas de interesse bilateral, regional e multilateral, frente à Cúpula das Américas na cidade colombiana de Cartagena, em 14 e 15 de abril, à qual assistirão Obama e Dilma, e da reunião do G20 (grupo de países ricos e emergentes), no México, em junho.

Clique aqui e acesse a publicação original da notícia

Fonte: UOL Educação