UFSJ - Divisão de Biblioteca

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Portal de Periódicos

O portal de Periódicos da CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos selecionados de mais de 15.475 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e 126 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento.
Saiba Mais

Scielo Brasil

A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.
Saiba Mais

BDTD

O IBICT coordena o projeto da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), que busca integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, bem como estimular o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico.
Saiba Mais

Estrutura

E-mail Imprimir PDF

A Divisão de Biblioteca da Universidade Federal de São João Del - Rei é um órgão de prestação de serviços vinculada administrativamente à Pró -Reitoria de Pesquisa e Graduação e tem como finalidade promover a aquisição, organização, conservação e disseminação da informação à comunidade universitária, de forma a contribuir para o desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa e extensão e reunir, organizar, manter e divulgar a produção intelectual da Universidade.

Responsável:

Paulo César dos Santos - Diretor da Divisão de Biblioteca
Mestre em Biblioteconomia

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
http://www.dibib.ufsj.edu.br

Tel: (32) 3379 - 2349

Histórico

A história das Bibliotecas da UFSJ inicia-se com a Biblioteca do Campus Dom Bosco fundada pelo Pe. José Vieira de Vasconcellos em 1948, com a vinda do curso de Filosofia para os Seminaristas Salesianos. Já em 1954, foi criada a Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras, com os cursos de Filosofia, Pedagogia, Ciências e Letras, com isso o acervo da Biblioteca foi ampliado e iniciada a sua organização técnica.

Em 1987, a Faculdade Dom Bosco passou para a FUNREI atualmente UFSJ, com a respectiva Biblioteca, tendo cerca de 25.000 volumes.

Em 1993 foi apresentado ao MEC propostas para a construção de duas novas Bibliotecas para os Campi Dom Bosco e Santo Antônio, em setembro do mesmo ano foi liberada a verba para a construção de apenas uma Biblioteca, decidiu-se por construir a Biblioteca do Campus Santo Antônio devido ao tamanho em relação à Biblioteca do Campus Dom Bosco.

A partir de 1995 a Biblioteca passou a funcionar no prédio novo com área total de 3.482 m2 e atende aos cursos de Ciências Econômicas, Matemática e Engenharias Elétrica e Mecânica.

Em 2004 foi criada a Biblioteca do Campus Tancredo de Almeida Neves (CTAN) para atender aos cursos de Ciências Contábeis e Educação Física, e atualmente atendendo também aos cursos de Administração e Música.

Em 2005 iniciou-se a primeira etapa da construção da Nova Biblioteca do Campus D. Bosco, prédio de três (três) andares, com área total de 2016 m2. No final de fevereiro de 2007 foi transferido o acervo da Biblioteca para o novo prédio, que passou a abrigar também os acervos especiais da Sala Antônio Manuel de Souza Guerra, Obras Raras e Antigas da Biblioteca Municipal Baptista Caetano D'Almeida, Academia de Letras de São João del-Rei e a coleção do Jornal do Poste.

Em 2008 foram criados dois campi fora da sede, um em Divinópolis com os cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica, e outro no Alto Paraopeba com os cursos de Engenharia Química, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Civil , Engenharia de Bioprocessos e Mecatrônica. Em 2009 foi criado outro campus fora de sede, em Sete Lagoas com os cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia de Alimentos e  neste mesmo ano iniciou-se a construção de um novo prédio da biblioteca de Divinópolis.

Em 2009 foram criados novos cursos com o REUNI, para atender a este crescimento foi necessário ampliar o número de salas de aulas e também construir uma nova biblioteca no campus CTAN.

Estrutura e Informações Gerenciais

A Divisão de Biblioteca da UFSJ é composta por 6 Bibliotecas e o Setor de Processamento Técnico - SEPRO. O acervo é formado por livros, periódicos, teses, fitas de vídeo, cd(s) e DVD(s) e está protegido por dispositivos de segurança que incluem portões eletrônicos. Atualmente estamos com aproximadamente 10.000 leitores inscritos, 891 títulos de periódicos e jornais nacionais e estrangeiros, 1416 vídeos e com um acervo de livros de 110.000 exemplares, nas diversas áreas do conhecimento.

O quadro de pessoal da Divisão de Biblioteca é composto por 32 funcionários, sendo 08 terceirizados.

O Serviço de empréstimo domiciliar está disponível aos usuários da UFSJ, alunos de graduação e pós-graduação, técnicos, professores, e funcionários terceirizados, regularmente cadastrados na Biblioteca e portadores da carteira de identificação. A Comunidade externa pode fazer uso da Biblioteca para consulta local.

Outros Serviços

  • COMUT Localização e acesso físico a documentos não disponíveis na UFSJ, via Comutação Bibliográfica.
  • Acesso ao Portal de Periódicos da CAPES.
  • Empréstimos entre Bibliotecas.
  • Treinamento de usuários.
  • Acesso à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.
  • Intercâmbio de publicações.

Setores da DIBIB

SEPRO - Setor de Processamento Técnico

O setor de Processamento Técnico está sob a responsabilidade da Divisão de Biblioteca e têm por objetivo a catalogação, classificação e cadastramento dos livros, teses e monografias na Base de dados da Biblioteca.

Responsável: Mara Nogueira Souto - Chefe do Setor
Bibliotecária
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Endereço:
Praça Frei Orlando, 170, Centro, São João del-Rei, Minas Gerais, tel: (32) 3379 - 2337 / 3379 2336.

SERED - Setor de Referência e Empréstimo do Dom Bosco Biblioteca do Campus Dom Bosco

Esta Biblioteca está sob a responsabilidade do Setor de Referência Empréstimo do Dom Bosco - SERED. O novo prédio disponibiliza um espaço voltado para estudo individual e em grupo. O acervo desta atende, principalmente aos cursos de Filosofia, Pedagogia, Letras, Ciências biológicas, Física, Química, História e Psicologia e também aos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Filosofia e História e Mestrado em Letras e Multidisciplinar em Física, Química e Neurociência.

Responsável: Joaquim Rodrigues da Costa - Chefe do Setor
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Endereço:
Praça Frei Orlando, 170, Centro, São João del-Rei, Minas Gerais, tel: (32) 3379 - 2382.

SERET - Setor de Referência e Empréstimo Tancredo Neves Biblioteca do Campus Tancredo de Almeida Neves

Esta Biblioteca funciona no novo Campus da UFSJ, está sob a responsabilidade do Setor de Referência e Empréstimo Tancredo Neves - SERET. O acervo atende, principalmente, aos cursos de Educação Física, Ciências Contábeis e Administração, Artes Aplicadas, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Geografia, Teatro, Zootecnia e também aos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Administração.

Responsável: Giovani José de Mendonça - Chefe do Setor
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Endereço:
Campus CTAN, BR 494 - Km 2, Bengo, São João Del-Rei, Minas Gerais, tel: (32) 3373-5138.

Biblioteca CCO - Divinopólis

Esta biblioteca funciona no novo Campus CCO - Dona Lindú. O acervo atende, principalmente, aos cursos de Medicina, Enfermagem, Bioquímica e Farmácia.

Bibliotecária: Elida Xavier da Silva
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Endereço:
Av. Sebastião Gonçalves Coelho, 400 - Chanadour, Divinopólis, Minas Gerais - CEP: 35501-296
Tel. (0xx37) 3221-1249

Biblioteca CAP - Ouro Branco

Esta biblioteca funciona no novo Campus CAP - Ouro Branco, Alto Paraopeba com os cursos de Engenharia Química, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Cívil, Engenharia de Bioprocesso e Mecatrônica.

Bibliotecária: Denise Ilídio da Silva
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Endereço:
Rod. MG 443, Km 7- Fazenda do Cadete, Ouro Branco, Minas Gerais - CEP: 36420-000
Tel. (0xx31) 3749-7324

Equipamentos para acesso às Bases de Dados e Internet

A Divisão de Biblioteca disponibiliza terminais para acesso à Internet, pesquisa ao acervo, renovação e reserva de livros on-line.

Política e Aquisição, Expansão e Atualização

A política de aquisição, expansão e atualização do acervo é feita através de compras (Verbas da União e convênios) doações e permutas. A Divisão de Biblioteca mantém intercâmbio com mais de duzentas Instituições no país. Recebemos periódicos nacionais e estrangeiros através da permuta com as Revistas Vertentes e Anais de Filosofia editados pela UFSJ. A compra é organizada através de editais. Podem fazer solicitações os professores, alunos e funcionários. Para a garantia da qualidade no processo de seleção e compra dos materiais (Livros, periódicos, CDs, DVDs, Fitas de Vídeo, etc) são estabelecidos os seguintes critérios:

  • cursos em implantação (graduação e pós-graduação);
  • novas disciplinas;
  • atualização de Planos de Ensino;
  • alterações curriculares;
  • credenciamento e /ou recredenciamento de cursos;
  • áreas em que haja desenvolvimento de pesquisa;
  • atualização da edição;
  • idioma acessível à maioria dos usuários.

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

You are here: Estrutura