Ficha Catalográfica

Diretrizes para o preenchimento do formulário de Geração Automática de Ficha Catalográfica

Com o objetivo de dinamizar a elaboração das fichas catalográficas para monografias, dissertações e teses, a Divisão de Bibliotecas e o NTINF da UFSJ disponibilizaram aos usuários o Sistema de Geração Automática de Ficha. A ficha catalográfica é gerada em formato A4 e deve constar no verso da folha de rosto do trabalho. Importante ressaltar que os dados fornecidos para geração da ficha são de responsabilidade do próprio autor.

O Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica de Teses e Dissertações foi desenvolvido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo e gentilmente cedido para ser adaptado às necessidades da Universidade Federal de São João del-Rei.

Para outros esclarecimentos entre em contato com o SEPROTEC / DIBIB:

• Telefone: (32) 3379 – 2336

LINK DO PROGRAMA

OBS: Os campos com asterisco (*), são de preenchimento obrigatórios.

CAMPOS

DESCRIÇÃO / EXEMPLOS

Nome do Autor*

É o responsável principal pela criação do conteúdo intelectual da obra. Informe seu nome juntamente com os primeiros sobrenomes, incluindo as preposições (se for o caso). Apenas as letras iniciais devem vir em maiúsculo.

Exemplo:
Pedro Rodrigues de

Último sobrenome*

Digite apenas seu último sobrenome. Utilize sempre o sobrenome da forma que você costuma publicar seus trabalhos. Somente as letras iniciais em maiúsculo.

Exemplos:

Luiz Eduardo Leal Monteiro: Luiz Eduardo Leal = nome e Monteiro = sobrenome.

Giovanni Carvalho Júnior : Giovanni = nome e Carvalho  Júnior = sobrenome.

Código Cutter*

A Tabela de Cutter (Table Cutter-Sanborn) é um dos instrumentos utilizados para classificação de materiais bibliográficos. Sua função é indicar por meio de uma letra maiúscula (inicial do sobrenome) seguida de números (código) a autoria de uma obra, considerando o sobrenome do autor.

Encontre na tabela o grupo de letras correspondente às primeiras letras do seu sobrenome e verifique o número a ele atribuído.

Exemplos:

Araújo, Cláudio Pires            =  A658

Castro Neto, Francisco         =  C355

Santos, Clarice Fernandes   =  S237

Campus*

Selecione o local da sua defesa: São João del-Rei, Divinópolis, Sete Lagoas ou Ouro Branco.

Título do trabalho*

Informe o título do seu trabalho conforme consta na ata de defesa. Não usar pontuação. Digite apenas a letra inicial em maiúsculo ou para nomes próprios.

Subtítulo do trabalho*

Informe o subtítulo do seu trabalho conforme consta na ata de defesa. Não usar pontuação. Usar maiúsculo somente para nomes próprios.

Tipo de Trabalho*

Selecione o tipo de trabalho: tese, dissertação ou TCC.

Curso / Programa*

Selecione o curso ou programa ao qual seu trabalho será submetido.

Nome e sobrenome do(a) orientador(a)*

Digite o nome e sobrenomes do seu orientador seguindo as mesmas orientações para autores. Não incluir títulos como Prof., Dr. ou MSc.

Sexo do orientador*

Selecione masculino ou feminino.

Nome do coorientador

Digite o nome e sobrenomes do seu coorientador (caso houver) seguindo as mesmas orientações para autores. Não incluir títulos como Prof., Dr. ou MSc.

Sexo do coorientador

Selecione masculino ou feminino.

Ano*

Registre o ano em que o trabalho  foi defendido e entregue (inserir o ano com quatro dígitos).

Exemplo: 2015

Número de páginas*

Registre o número total de páginas do trabalho.

Assuntos *

Informe no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave do seu trabalho. Registre palavras ou expressões que representam o conteúdo. Evite termos redundantes ou repetitivos. Não incluir pontuação.

You are here: Ficha Catalográfica