UFSJ - Divisão de Biblioteca

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Portal de Periódicos

O portal de Periódicos da CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos selecionados de mais de 15.475 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e 126 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento.
Saiba Mais

Scielo Brasil

A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.
Saiba Mais

BDTD

O IBICT coordena o projeto da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), que busca integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, bem como estimular o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico.
Saiba Mais

Ficha Catalográfica

E-mail Imprimir PDF

Diretrizes para o preenchimento do formulário de Geração Automática de Ficha Catalográfica

 Com o objetivo de dinamizar a elaboração das fichas catalográficas para monografias, dissertações e teses, a Divisão de Bibliotecas e o NTINF da UFSJ disponibilizaram aos usuários o Sistema de Geração Automática de Ficha. A ficha catalográfica é gerada em formato A4 e deve constar no verso da folha de rosto do trabalho. Importante ressaltar que os dados fornecidos para geração da ficha são de responsabilidade do próprio autor.

O Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica de Teses e Dissertações foi desenvolvido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo e gentilmente cedido para ser adaptado às necessidades da Universidade Federal de São João del-Rei.

Para outros esclarecimentos entre em contato com o SEPROTEC / DIBIB:

  • E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Telefone: (32) 3379 – 2336

LINK DO PROGRAMA

 

 

OBS: Os campos com asterisco (*), são de preenchimento obrigatórios.

CAMPOS

DESCRIÇÃO / EXEMPLOS

Nome do Autor*

 

É o responsável principal pela criação do conteúdo intelectual da obra. Informe seu nome juntamente com os primeiros sobrenomes, incluindo as preposições (se for o caso). Apenas as letras iniciais devem vir em maiúsculo.

Exemplo:
Pedro Rodrigues de 

Último sobrenome*

 

Digite apenas seu último sobrenome. Utilize sempre o sobrenome da forma que você costuma publicar seus trabalhos. Somente as letras iniciais em maiúsculo.

Exemplos:


Luiz Eduardo Leal Monteiro: Luiz Eduardo Leal = nome e Monteiro = sobrenome.

Giovanni Carvalho Júnior : Giovanni = nome e Carvalho  Júnior = sobrenome.

Código Cutter*

 

A Tabela de Cutter (Table Cutter-Sanborn) é um dos instrumentos utilizados para classificação de materiais bibliográficos. Sua função é indicar por meio de uma letra maiúscula (inicial do sobrenome) seguida de números (código) a autoria de uma obra, considerando o sobrenome do autor.

Encontre na tabela o grupo de letras correspondente às primeiras letras do seu sobrenome e verifique o número a ele atribuído.

Exemplos:

Araújo, Cláudio Pires            =  A658

Castro Neto, Francisco         =  C355

Santos, Clarice Fernandes   =  S237

 

Campus*

 

Selecione o local da sua defesa: São João del-Rei, Divinópolis, Sete Lagoas ou Ouro Branco.

 

Título do trabalho*

 

Informe o título do seu trabalho conforme consta na ata de defesa. Não usar pontuação. Digite apenas a letra inicial em maiúsculo ou para nomes próprios.

 

Subtítulo do trabalho*

 

Informe o subtítulo do seu trabalho conforme consta na ata de defesa. Não usar pontuação. Usar maiúsculo somente para nomes próprios.

 

Tipo de Trabalho*

 

Selecione o tipo de trabalho: tese, dissertação ou TCC.

Curso / Programa*

 

Selecione o curso ou programa ao qual seu trabalho será submetido.

 

Nome e sobrenome do(a) orientador(a)*

 

Digite o nome e sobrenomes do seu orientador seguindo as mesmas orientações para autores. Não incluir títulos como Prof., Dr. ou MSc.

 

Sexo do orientador*

 

Selecione masculino ou feminino.

 

Nome do coorientador

 

Digite o nome e sobrenomes do seu coorientador (caso houver) seguindo as mesmas orientações para autores. Não incluir títulos como Prof., Dr. ou MSc.

 

Sexo do coorientador

 

Selecione masculino ou feminino.

 

Ano*

 

Registre o ano em que o trabalho  foi defendido e entregue (inserir o ano com quatro dígitos).

 

Exemplo: 2015

 

Número de páginas*

 

Registre o número total de páginas do trabalho.

 

Assuntos *

 

Informe no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave do seu trabalho. Registre palavras ou expressões que representam o conteúdo. Evite termos redundantes ou repetitivos. Não incluir pontuação.

 

You are here: Ficha Catalográfica