E-books Acesso Aberto

  • Aacesso aberto

A Divisão de Bibliotecas da UFSJ compilou plataformas de Acesso Aberto a livros eletrônicos – e-books – para auxiliar a comunidade acadêmica em suas pesquisas.

Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ – Compilação

O SIBI/UFRJ compilou livros eletrônicos (e-books) de editoras de várias universidades do Brasil, para download gratuito. A relação dos títulos e acesso podem ser realizados no site do SIBI/UFRJ. A lista está organizada de acordo com áreas do conhecimento, que facilita na busca por materiais específicos.

DOAB – Directory of Open Access Books

Esta plataforma promove e apoia a transição para o acesso aberto a livros acadêmicos, fornecendo serviços de infraestrutura para a comunicação acadêmica.

SciELO Livros

A rede dispõe de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam. Os livros publicados pelo SciELO Livros são selecionados segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico e os textos em formato digital  são preparados segundo padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações e são legíveis nos leitores de ebooks, tabletssmartphones e telas de computador.

Capes Materiais Didáticos

A Capes disponibiliza diversos tipos de materiais didáticos em sua plataforma, tais como áudios, textos, imagens, vídeos, planilhas e apresentações.

Capes Livros

A Capes Livros dispõe de ferramentas de buscas especificamente para Livros. Pode-se realizar a pesquisa por título, ISBN e autor. É possível filtrar a busca para obras em língua portuguesa. A pesquisa pode ser direcionada para editoras/fornecedores específicos: BioOne, DOAB, Coleção Educadores MEC-Brasil, Miscellanous Free E-Books, NCBI, O’Reilly Media, Inc, Open Humanities Press, PubMed Central, Springer Link e Projec

Portal de Livros Abertos da USP

O portal reúne livros digitais acadêmicos e científicos com Acesso Aberto, de docentes e/ou servidores técnicos-administrativos da USP, em língua portuguesa e estrangeira.

Editora Acadêmica Unesp

A editora disponibiliza alguns títulos em formato pdf para Acesso Livre. A busca pode ser filtrada por Categoria (assunto) ou Coleção. 

National Academic Press

A NAP publica obras das Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina, fornecendo informações autorizadas e pesquisadas independentemente sobre assuntos importantes na política de ciência e saúde.

IMF eLibrary

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disponibiliza documentos e dados sobre negócios e economia, legislação, ciência política, ciências sociais dentre outros, em sua biblioteca digital. Nenhum IP ou registro é necessário para o acesso, embora alguns recursos dos sites do FMI exijam que os usuários criem uma conta pessoal.

Editora Fi

A Editora Fi publica trabalhos acadêmicos ou provenientes da academia, como monografias, dissertações, teses e coletâneas de artigos. Dispõe de vários livros de variadas áreas do conhecimento.

Domínio Público

O foi lançado em 2004 pelo Governo Federal e propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos, uma biblioteca virtual para toda a sociedade.