E-books – Acesso livre

A UFSJ compilou coleções de livros eletrônicos de aceso livre para auxiliar a comunidade acadêmica em suas pesquisas. Algumas bases de dados são específicas e outras, multidisciplinares.

DOAB – Directory of Open Access Books

O OAPEN promove e apoia a transição para o acesso aberto a livros acadêmicos, fornecendo serviços de infraestrutura para a comunicação acadêmica. Trabalham com editores para criar uma coleção com controle de qualidade de livros de acesso aberto e fornecem serviços para editores, bibliotecas e financiadores de pesquisas nas áreas de hospedagem, depósito, garantia de qualidade, disseminação e preservação digital.

SciELO Livros


 A rede visa a publicação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam. Os livros publicados pelo SciELO Livros são selecionados segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico e os textos em formato digital  são preparados segundo padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações e são legíveis nos leitores de ebooks, tabletssmartphones e telas de computador. Além do Portal SciELO Livros as obras serão acessíveis por meio dos buscadores da Web e serão publicados também por portais e serviços de referência internacional. Share

Capes Materiais Didáticos

A Capes disponibiliza diversos tipos de materiais didáticos em sua plataforma, tais como áudios, textos, imagens, vídeos, planilhas e apresentações.

Capes Livros

A Capes Livros dispõe de ferramentas de buscas especificamente para Livros. Pode-se realizar a pesquisa por título, ISBN e autor. É possível filtrar a busca para obras em língua portuguesa. A pesquisa pode ser direcionada para editoras/fornecedores específicos: BioOne, DOAB, Coleção Educadores MEC-Brasil, Miscellanous Free E-Books, NCBI, O’Reilly Media, Inc, Open Humanities Press, PubMed Central, Springer Link e Project Muse.

Domínio Público

O “Portal Domínio Público”, lançado em 2004 pelo Governo Federal propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores – Internet – uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.